III Encontro da Cadeia Produtiva de Oleaginosas do Médio Juruá define metas para a Safra 2026

Entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2026, na Comunidade Campina, em Carauari (AM), foi realizado o III Encontro da Cadeia Produtiva de Oleaginosas do Médio Juruá, com o tema “Colhendo os frutos”. O evento marcou um momento importante de planejamento coletivo e fortalecimento das iniciativas comunitárias voltadas à produção sustentável de oleaginosas como andiroba, murumuru e ucuuba, com foco na construção de metas para a Safra 2026.

“O encontro foi especialmente relevante por fortalecer um espaço de escuta ativa e diálogo direto com os(as) extrativistas, permitindo compreender, a partir do território, os principais desafios, gargalos e potencialidades da cadeia de oleaginosas no Médio Juruá. A participação efetiva das comunidades no debate e no planejamento coletivo contribuiu para alinhar produção, comercialização e defesa do território, reforçando o protagonismo dos(as) coletores(as) na construção de estratégias para superar desafios históricos da cadeia e fortalecer sua sustentabilidade para a safra de 2026.”, declarou Stéfanie Sena, analista de projetos ambientais no Memorial Chico Mendes.

O encontro reuniu extrativistas, gestores públicos, parceiros técnicos e representantes de organizações da sociedade civil. Durante os três dias, os participantes aprofundaram a avaliação dos resultados alcançados em 2025, trocaram experiências, debateram desafios logísticos e compartilharam estratégias de adaptação às mudanças climáticas, com foco na segurança econômica das comunidades e na conservação da floresta em pé.

Um dos pontos altos do evento foi a definição de práticas locais sustentáveis e ajustes nos calendários de produção, além da premiação dos melhores produtores de 2025 como forma de reconhecer e valorizar os avanços técnicos na cadeia produtiva.

O momento de planejamento participativo da Safra 2026 consolidou expectativas de produção, identificou riscos climáticos e validou acordos comerciais e mecanismos de governança entre as comunidades e as organizações parceiras.

O encontro foi realizado em conjunto pela AMARU – Associação dos Moradores Agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari, CODAEMJ – Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária do Médio Juruá e o Memorial Chico Mendes, contando com a colaboração de parceiros como ASMAMJ, ASPROC, CNS, FAS, ICMBio, Instituto Juruá, Natura, Prefeitura de Carauari, Rainforest Foundation Norway, SEMA – Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas e Sitawi Finanças do Bem.

Com os compromissos firmados e a governança comunitária reforçada, o Médio Juruá segue como referência em produção sustentável, organização social e desenvolvimento territorial na Amazônia.

 

Assine nossa newsletter!