Acesso à água e energia limpa: Sanear Amazônia conclui novas etapas nas Resex do Purus e Ituxi

O mês de outubro marcou mais um importante avanço do Projeto Sanear Amazônia, iniciativa executada pelo Instituto Desenvolver e coordenada pelo Memorial Chico Mendes, para ampliar o acesso à água e fortalecer a qualidade de vida nas comunidades da Resex Médio Purus e Resex Ituxi, no município de Lábrea (AM). O projeto é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e tem como objetivo garantir o acesso à água potável e fortalecer as condições de vida das comunidades extrativistas da Amazônia.

Durante o período de 1º a 31 de outubro de 2025, as equipes de campo concentraram esforços na fase final das construções das tecnologias previstas para serem entregues em novembro, e na organização da documentação necessária para o repasse da 2ª parcela do fomento rural, que contemplou 75 famílias.

Para garantir o cumprimento do cronograma, a equipe foi dividida em dois grupos. Um deles percorreu as comunidades Boca do Vamos Ver, Boca do Curequetê, Boas Novas, Cai N’água, Volta do Bucho, Floresta, Cabeçudo, Praia Alta e Mangutiari, na Resex Ituxi, onde foram concluídas e entregues 50 tecnologias sociais. Em cada localidade, foram realizados os procedimentos de vistoria, entrega e assinatura dos termos de recebimento.

Paralelamente, o segundo grupo permaneceu concentrado no planejamento das próximas ações e na preparação dos documentos que possibilitaram o pagamento do fomento rural às famílias extrativistas beneficiadas.

Outro destaque do mês foi a ação realizada no dia 28 de outubro, quando parte da equipe acompanhou a instalação de sistemas fotovoltaicos nas comunidades contempladas pelo sistema complementar de terra firme na Resex Médio Purus. Na ocasião, também foram entregues e assinados os termos das tecnologias concluídas nas comunidades Bela Rosa e Capacini.

Segundo a coordenação do Instituto Desenvolver, os resultados refletem o compromisso do projeto com o fortalecimento das unidades de conservação e com o bem-estar das famílias que vivem e protegem a Amazônia. O objetivo principal segue sendo garantir acesso à água segura, ampliar a autonomia comunitária, fortalecer a permanência no território e impulsionar práticas sustentáveis alinhadas à conservação ambiental.

 

Assine nossa newsletter!