O Memorial Chico Mendes marcou presença no encontro preparatório para a Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

O Memorial Chico Mendes participou da recepção e encontro prévio à Reunião Plenária Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), realizado na última quarta-feira (11).

O evento reuniu conselheiros e conselheiras da sociedade civil de todo o Brasil para uma apresentação detalhada sobre a história, a estrutura e os procedimentos internos do Consea, reforçando o compromisso coletivo na construção de políticas públicas para a segurança alimentar e nutricional no país.

Durante a abertura, representantes de diversos segmentos sociais e do governo reforçaram a importância do fortalecimento da participação social. A secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Kelli Mafort, destacou a relevância de valorizar a história do conselho, lembrando que “cada pessoa que está aqui foi bastante importante e o Consea é fruto dessa construção a tantas mãos”.

Nesta edição, o Memorial Chico Mendes participou pela primeira vez como membro do Consea, marcando um importante passo para ampliar a representatividade das comunidades extrativistas no debate nacional sobre segurança alimentar e proteção ambiental.

A representante do Memorial Chico Mendes, Lene Praxedes, participou das discussões, que também abordaram o processo de escolha da nova presidência do Consea para o mandato 2025-2027, e as estratégias para ampliar a representatividade e a atuação do conselho em defesa da segurança alimentar, da proteção ao meio ambiente e dos direitos das populações tradicionais.

“Esse foi um momento de grande aprendizado e aprofundamento sobre o trabalho realizado e o que ainda está por vir por parte dos conselheiros do CONSEA. Já avançamos significativamente na pauta da segurança alimentar, mas sabemos que ainda há muitos desafios a enfrentar para alcançarmos os resultados desejados. Nosso foco continua sendo levar comida à mesa do nosso povo”, declarou.

Além disso, as conselheiras e conselheiros presentes, vindos de todas as regiões do Brasil, compartilharam suas expectativas para o novo mandato, destacando pautas como a escuta ativa da sociedade civil, o acesso a alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos, e o fortalecimento do aleitamento materno.

O Memorial Chico Mendes reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e a promoção da justiça social, e segue atuante em espaços estratégicos de debate e formulação de políticas que impactam diretamente as comunidades extrativistas e os territórios protegidos.

Sobre o Memorial Chico Mendes

O Memorial Chico Mendes, fundado em 1996 pelo CNS (Conselho Nacional das Populações Extrativistas), é uma organização sem fins lucrativos dedicada à preservação do legado do ativista ambiental Chico Mendes e à promoção de projetos sociais e ambientais na Amazônia. Através de diversas iniciativas, buscamos contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades extrativistas.

Assine nossa newsletter!