Sanear Amazônia avança com capacitações e planejamento em comunidades do Amazonas

O Programa Sanear Amazônia, por meio da coordenação do Memorial Chico Mendes (MCM), execução do Instituto Desenvolver e com o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), avançou em abril com importantes etapas de planejamento, capacitação e articulação junto às comunidades beneficiadas na região de Lábrea (AM).

Iniciado o mês, foi realizado todo o planejamento das atividades do SAFISP (Sistema de Aproveitamento Familiar Integrado de Saneamento e Produção) com as famílias selecionadas. A execução das ações teve início com a oficina de Capacitação em Gestão da Água para Produção de Alimentos (GAPA), nos dias 24 e 25, na Resex Ituxi, com as comunidades Floresta e Cabeçudo II, reunindo 17 famílias (100% de presença).

Em seguida, a capacitação ocorreu na Resex Médio Purus, nos dias 28 e 29, na comunidade Jurucuá, com participação de 15 famílias. Após essas primeiras atividades, iniciou-se a subida do rio na região do Médio Purus para atender as comunidades São Paulo, Sebastopool, Cacau e Bela Rosa, onde as ações serão concluídas em maio de 2025.

As atividades do mês também se concentraram no fortalecimento da atuação local a partir do escritório do Instituto Desenvolver, em Lábrea (AM). Após a entrega de 68 tecnologias sociais em março, abril foi marcado por uma agenda intensa de reuniões internas e externas, envolvendo a executora (Instituto Desenvolver), a contratante Memorial Chico Mendes (MCM) e o financiador Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Foram discutidos temas como a aprovação das tecnologias entregues, o planejamento das próximas etapas do projeto, a utilização do novo sistema SIG Cisternas para registro das atividades junto às famílias, e esclarecimentos sobre a aprovação e liberação da primeira parcela do Fomento Rural.

Até o momento, 60 famílias da Resex Médio Purus foram aprovadas para o recebimento do benefício, destinado à realização de projetos produtivos de caráter agropecuário e não agropecuário.

 

O Sanear Amazônia

O programa tem o objetivo de promover acesso à água para o consumo humano em comunidades extrativistas da Amazônia, por meio da disponibilidade das tecnologias sociais “Sistema de Acesso à Água Pluvial Multiuso Comunitário” e “Sistema de Acesso à Água Pluvial Multiuso Autônomo”.

É uma proposta que assegura o abastecimento de água potável para famílias extrativistas de forma direta. O impacto indireto é reverberado por meio da replicação das melhores práticas adotadas para a totalidade da população nas áreas consideradas.

A implantação da tecnologia social no Projeto Sanear Amazônia segue um processo estruturado que envolve diversas etapas. A primeira fase é de mobilização, seleção e cadastramento das famílias beneficiadas, feita por meio de assembleias, reuniões e visitas.

Em seguida, os beneficiários passam por uma etapa de capacitação em duas áreas fundamentais. Na área de saneamento e saúde ambiental, eles aprendem sobre o uso adequado da tecnologia social, a gestão da água, cuidados com o meio ambiente e práticas de saúde que serão impactadas positivamente pelo novo sistema. Já na área de construção dos componentes físicos da tecnologia social, as equipes responsáveis pelas obras recebem instruções sobre a construção de placas e pilares pré-moldados, montagem de banheiros, fossas e a instalação do sistema hidráulico, além de orientações sobre a manutenção da tecnologia para garantir sua durabilidade.

A última etapa envolve a construção dos componentes físicos e a instalação do sistema. Nesse momento, é feita a instalação da caixa d’água sobre um tablado de madeira elevado, a construção do banheiro e seus acessórios, e a construção da fossa sanitária e dos sistemas de distribuição de água.

 

Sobre o Memorial Chico Mendes

O Memorial Chico Mendes, fundado em 1996 pelo CNS (Conselho Nacional das Populações Extrativistas), é uma organização sem fins lucrativos dedicada à preservação do legado do ativista ambiental Chico Mendes e à promoção de projetos sociais e ambientais na Amazônia. Através de diversas iniciativas, buscamos contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades extrativistas.

Assine nossa newsletter!